Ir direto para menu de acessibilidade.

Cadeia de Valor

Escrito por Adriano Higino Freire | Assessoria de Governança e Gestão da UFLA | Publicado: Sexta, 21 Dezembro 2018 13:51 | Acessos: 577

O Modelo de negócios da Universidade Federal de Lavras é a Cadeia de Valor Aprovada pelo CIGOV-UFLA- Figura3 e se fundamenta na notação de Cadeia de Valor desenvolvida por Porter[3]. De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de NegócioBPM CBOK[4], a Cadeia de Valor demonstra um fluxo simples contínuo da esquerda para direita dos processos e atividades que diretamente contribuem para produzir valor para os clientes, que no caso da UFLA são a sociedade. Em uma Cadeia de Valor, um conjunto de símbolos são usados para visualizar a agregação de valor ou passos necessários para se atingir um objetivo.

A Cadeia de Valor de Porter desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica, para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação. Nesse modelo, as atividades são  divididas em primárias, que correspondem às atividades envolvidas na criação física do produto e transferência para o consumidor, e de apoio, que sustentam as atividades de primárias por meio do fornecimento de insumos, tecnologia, recursos humanos, entre outros.

Para o Modelo de Negócios da UFLA, a Cadeia de Valor foi organizada em três principais grupos de atividades, de acordo com os conceitos de processo de negócio apresentado no BPM CBOK[4]13.

Figura 3: Cadeia de Valor aprovada pelo CIGOV-UFLA

figura1 estrutura governanca

Na Tabela 3 são apresentados os grupos de atividades de apoio, finalísticas e estratégicas da cadeia de valor da UFLA utilizados para o alcance dos objetivos estratégicos e sua Missão Institucional.

Tabela 3 Grupos de Atividades da Cadeia de Valor da UFLA
GrupoDescriçãoSubGrupos de Atividades
Atividades Estratégicas Tem o propósito de para medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Atividades estratégicas, assim como as de apoio, não agregam valor diretamente para os clientes (sociedade), mas são necessárias para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Podem estar associadas a áreas funcionais ou serem interfuncionais
  • Administração Superior