Cadeia de Valor
A Cadeia de Valor da UFLA se fundamenta na notação desenvolvida por Porter[3]. De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de NegócioBPM CBOK[4], a Cadeia de Valor demonstra um fluxo simples contínuo da esquerda para direita dos processos e atividades que diretamente contribuem para produzir valor para os clientes, que no caso da UFLA são a sociedade. Em uma Cadeia de Valor, um conjunto de símbolos são usados para visualizar a agregação de valor ou passos necessários para se atingir um objetivo.
A Cadeia de Valor de Porter desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica, para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação. Nesse modelo, as atividades são divididas em primárias, que correspondem às atividades envolvidas na criação física do produto e transferência para o consumidor, e de apoio, que sustentam as atividades de primárias por meio do fornecimento de insumos, tecnologia, recursos humanos, entre outros.
A Cadeia de Valor da UFLA foi organizada em três principais grupos de atividades, de acordo com os conceitos de processo de negócio apresentado no BPM CBOK[4]13.
Na tabela a seguir são apresentados os grupos de atividades de apoio, finalísticas e estratégicas da cadeia de valor da UFLA utilizados para o alcance dos objetivos estratégicos e sua Missão Institucional.
Grupos de Atividades da Cadeia de Valor da UFLA | |||
---|---|---|---|
Grupo | Descrição | Subgrupos de Atividades | |
Atividades Estratégicas | Tem o propósito de para medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Atividades estratégicas, assim como as de apoio, não agregam valor diretamente para os clientes (sociedade), mas são necessárias para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Podem estar associadas a áreas funcionais ou serem interfuncionais |
|
|
Atividades Finalísticas | Representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Essas atividades constroem a percepção de valor pelo cliente (sociedade) por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço |
|
|
Atividades de apoio | Oferece suporte às atividades finalísticas, mas também pode prover suporte a outras atividades de apoio ou estratégicas. A diferença principal entre as atividades finalísticas e as de apoio é que atividades de apoio entregam valor para outras atividades ou processos e não diretamente para os clientes (sociedade) |
|