Ir direto para menu de acessibilidade.

Princípios e Comportamentos

Escrito por Adriano Higino Freire | Assessoria de Governança e Gestão da UFLA | Publicado: Quinta, 20 Dezembro 2018 11:24 | Acessos: 1675

No empenho pela excelência na prestação de serviços, as organizações devem contar, em seu quadro, com pessoas que possuam as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias e que demonstrem elevados padrões de conduta ética.

De acordo com o Referencial Básico de Governança Aplicável órgãos e entidades 1, do Tribunal de Contas da União, um dos princípios da boa governança consiste no comprometimento da alta administração com valores éticos, com integridade e com observância e cumprimento da lei. Portanto, é papel dos dirigentes exercer a liderança na promoção de valores éticos e de altos padrões de comportamento.
Ainda conforme o referencial do TCU, os padrões de comportamento exigidos das pessoas vinculadas às organizações do setor público devem estar definidos em códigos de ética e conduta formalmente instituídos, claros e suficientemente detalhados, que deverão ser observados pelos membros da alta administração, gestores e colaboradores. 

Na Universidade Federal de Lavras, a Comissão de Ética é um órgão de assessoramento da Reitoria, integrante do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e tem por objeto orientar e aconselhar sobre a ética profissional dos servidores da UFLA, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. Esta comissão disponibilizou o documento Legislação relacionada à Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal para orientar os princípios e comportamentos desejados para os servidores públicos do poder executivo federal. Conheça o sítio eletrônico da Comissão de Ética da UFLA, clicando aqui www.etica.ufla.br

Referências Bibliográficas