Mapa Estratégico da UFLA 2021-2025
O Mapa Estratégico é uma ferramenta de gestão que deriva das quatro perspectivas do Balanced Scorecard, desenvolvida por Kaplan e Norton[2]. Essa ferramenta consiste, fundamentalmente, de uma representação gráfica das relações de causa e efeito entre os componentes da estratégia de uma organização. Desse modo, o Mapa Estratégico pode ser considerado uma evolução do modelo simples das quatro perspectivas do Balanced Scorecard, em que se acrescentou uma segunda camada de detalhes que ilustra, de modo conciso, a dinâmica temporal das estratégias estabelecidas para o cumprimento da Missão Institucional. O Mapa Estratégico da Universidade Federal de Lavras para o período de 2021 a 2025 está organizado em três dimensões: “Aprendizagem e Recursos”, “Processos Internos” e “Resultados e Sociedade”. Cada dimensão do Mapa Estratégico da UFLA é organizada por meio de grupos compostos dos principais objetivos estratégicos que integram o Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025, conforme apresentado na Figura[2] e na Tabela[2].
Figura[2] - Mapa Estratégico da UFLA 2021-2025
Tabela 2 Grupos de Objetivos Estratégicos
Grupos de Objetivos Estratégicos | |||
---|---|---|---|
Dimensões | Descrição do Conjunto de Objetivos Estratégicos | Subgrupos de Atividades | |
Resultados e Sociedade | São objetivos que precisam ser alcançados para o alcance integral da criação de valor para a sociedade e o cumprimento da Missão Institucional de modo sustentável. Esses objetivos também se organizam de acordo com as áreas finalísticas que compõem a Cadeia de Valor da UFLA |
|
|
Processos Internos | Wsses objetivos criam e cumprem a proposição de valor para a sociedade. O desempenho dos processos internos é um indicador de tendência de melhorias que terão impacto nos resultados e no atendimento às demandas da sociedade |
|
|
Aprendizagem e Recursos | Composto por objetivos que demonstram como pessoas, tecnologia da informação, infraestrutura física e equipamentos se conjungam para sustentar a estratégia. As melhorias nos resultados de Aprendizagem e Recursos são indicadores de tendência para os processos internos em busca dos resultados para a sociedade. |
|